Ajude seu filho a se livrar das fraldas sem medo
À medida que seu bebê cresce e se torna uma criança, há muitas maneiras pelas quais ele se torna cada vez mais independente. Você vai adorar ver todos esses marcos de desenvolvimento empolgantes ir e vir, mas um em particular pode exigir um pouco de sua atenção. É quando seu filho deixa as fraldas e começa a usar o penico.
Quando se livrar das fraldas
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o primeiro sinal de que é a hora certa de tirar a fralda é quando a criança começa a avisar que fez cocô ou xixi na fralda. Assim, a partir desse momento, os pais devem observar e anotar os hábitos da criança, principalmente o momento do dia que costuma fazer as necessidades, pois assim é possível iniciar o desfralde.
Com que idade começa o desfralde
Até os dois anos de idade, a criança não consegue controlar os esfíncteres da bexiga ou do intestino, porém o desfralde pode começar a ser feito a partir de 1 ano e meio, com o desfralde diurno, que leva pelo menos 6 meses. Uma boa forma de iniciar o desfralde diurno consiste em tirar a fralda por algumas horas durante o dia, e aos poucos deixar a criança sem fralda durante todo o dia, observando os sinais de que o bebê quer fazer as necessidades e estimulando o uso do banheiro.
Entretanto, para além das questões biológicas, é importante entender que parar de usar fraldas depende de outro aspecto – o do reconhecimento do próprio corpo e da construção da independência, que começa a se acentuar a partir dos 2 anos de idade. Ou seja, quando atingem essa faixa etária, as crianças começam a entender suas dimensões e funções, bem como as do ambiente que as cerca.
Para que a experiência seja positiva, a participação da família é fundamental. Caso a criança seja apressada para sair das fraldas ou se sinta prejudicada, lesada ou agredida, provavelmente o processo será muito mais demorado e o pior, assumirá contornos traumáticos.